segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A Fragilidade Brasileira


Vejo muita gente colocando Ligas secundárias da Europa em um nível tão pequeno, fazendo até comparações absurdas com a Liga brasileira.
Como maior exemplo, a moda de hoje é a briga sobre a Ligue 1 ser ou não melhor.

Eu queria colocar a MINHA opinião, e argumentar o porque a Ligue 1, Eredivisie, Liga NOS, entre outras "ligas secundárias" da Europa são superiores até com facilidade sobre o futebol brasileiro atual (futebol atuado no Brasil e não jogadores brasileiros na Europa).

Acredito estar bem óbvio que a Liga brasileira é com certa facilidade a mais rica da América do Sul. Em 2017 houve 8 (O I T O) clubes brasileiros classificados a Libertadores.
Contabilizando com Copa-Sul Americana são 14 clubes brasileiros disputando torneio internacional em 2017. E a maioria vai mal...

Sendo o país mais rico, com mais estrutura em toda parte de estádios, gramados, CT, DM e um país com 200 milhões de habitantes (6 vezes maior que o segundo em habitantes), com uma possibilidade de revelação absurda, não consegue ser soberano no próprio continente.
Contra clubes que tem 1/10 a 1/30 das folhas salariais que os clubes brasileiros tem, vocês não acham que o futebol brasileiro deveria ter obrigação de dominar a América do Sul?

Clubes uruguaios, com clubes extremamente pobres, com metade de habitantes do Rio de Janeiro. O Nacional do Uruguai que ganhou o seu último título internacional em MIL NOVESSENTOS E OITENTA E OITO, tem 9 títulos internacionais. No Brasil só perde para o São Paulo.
Será que em 30 anos, com uma riqueza e evolução monstruosa da tecnologia nos clubes brasileiros eles não conseguem passar de título internacional um clube que não vence a 30 fuking anos?

Agora falando de futebol jogado.
O Palmeiras que tinha uma organização absurda ano passado, não perdeu nenhum jogador e se reforçou, foi eliminado pelo Barcelona Guayaquil.
Atlético para o Jorge Wilstermann, São Paulo para um minúsculo da Argentina...
Sim, pode existir zebra no futebol, eu concordo. Mas é absurda, o tanto de zebra que acontece com clubes brasileiros, que está chegando o momento que não vai existir mais zebra.

Nossos treinadores, nossos jogadores e nossos dirigentes estão em caminhos opostos.
Não temos capacidade tática de disputar a Copa Libertadores contra equipes de Bolívia e Equador, e absurdamente eu tenho que ver gente dizendo que campeonatos da França, Holanda, Portugal, são piores!

Para o São Paulo vencer o Liverpool teve que se retrancar monstruosamente, o São Paulo de 2005 atropelava todo mundo aqui na América.
Pro Inter de 2006 vencer o Barcelona precisou retrancar monstruosamente, assim aconteceu com o Corinthians, o Santos nem teve tempo de pensar coitado.
Entre outros clubes que passaram vergonha antes da final.

É muito estranho ver o Atlético sendo humilhado por um clube de M A R R O C O S, o Internacional por um time do C O N G O. Qual a diferença técnica e tática que o Brasil deveria ter desses países, será que é tão grande?
Essas zebras aos poucos vão deixando de ser zebra e isso é preocupante.
A Chape apanha de todos na Europa e na Ásia, chega no Brasil e vence o Palmeiras, atual campeão e um dos melhores elencos do Brasil na casa deles.

Eu sei que antigamente nós eramos soberanos, tinhámos os melhores craques. Romário tabelando com bebeto, Falcão tabelando com Rivelino.
Hoje nós temos que ter a consciência que isso não existe mais, e se jogador brasileiro assim voltar a existir não vai ficar aqui muito tempo. O "futebol mágico" nas nossas terras nunca mais vai existir.

A saída é evoluir a cabeça e parar com esse orgulho todo. Primeiro temos que ser os donos da América, depois tentar comparar com um nível que não estamos nem perto.

Obs: Isso é uma opinião, não é jogar nada na cara de ninguém. Você pode concordar ou discordar tranquilamente.
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Tradutor